Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

Investir em música ao vivo nos bares pode impulsionar o sucesso de artistas iniciantes, enquanto fortalece a experiência do cliente e cria uma atmosfera única

Diversos artistas renomados começaram cantando em bares e restaurantes do Brasil. Foto: Midjourney

A relação entre os bares e o cenário musical brasileiro é de grande proximidade. O setor de bares e restaurantes cumpre, além do serviço de alimentação, uma função social. Ele conecta pessoas, estabelece um ambiente para socialização, gera empregos e ainda torna o espaço das cidades mais vivo. É um convite à expressão, à diversão e à criatividade.

Uma das maravilhas desse setor é justamente a de criar espaço para que artistas possam se desenvolver e crescer no cenário da música. Na canção “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento, o artista afirma: “foi nos bailes da vida ou num bar, em troca de pão, que muita gente boa pôs o pé na profissão de tocar um instrumento e de cantar”.

Isso mostra o tamanho da importância dos estabelecimentos que investem em apresentações de música ao vivo para o apoio da carreira de artistas. Grandes nomes como Zeca Pagodinho, Lenine e Ana Carolina tiveram o início de suas trajetórias cantando em bares.

Para Gustavo Alves, empresário do setor, esta é uma via de mão dupla. Ao passo que a música ao vivo confere ao empreendimento uma atmosfera mais acolhedora, agradável e atrativa, o artista começa a conquistar uma base de apreciadores e pode crescer e ter uma carreira de sucesso.

“São vários exemplos de artistas que começaram nos bares e restaurantes, é muito cultural. César Menotti e Fabiano começaram assim. O próprio Vander Lee também. Eles são conhecidos, mas começaram nos barzinhos de Belo Horizonte até virarem sucesso nacional”, conta Gustavo.

O empresário, proprietário do Köbes Emporium Bar, na capital mineira, ressalta a popularidade das duplas sertanejas, muitas das quais também percorreram o mesmo caminho.

“Eu vejo muito como os bares são importantíssimos nessa parte, de proporcionar essa oportunidade para quem ainda está começando ou às vezes ainda não tem grande reconhecimento”, afirma.

Esta é uma realidade que se prolonga de norte a sul do país. Rodolphe Trindade, sócio do Pirata Bar em Fortaleza (CE), também acredita na importância desse elo tanto para os artistas quanto para os estabelecimentos.

Ele conta que o Pirata é um local que enaltece desde artistas em início de carreira aos já renomados. O bar marcou a história de artistas como Falcão e Dorgival Dantas, que ganharam projeção para se lançarem com sucesso. “Dorgival já se apresentava como sanfoneiro quando passou a integrar a banda do Pirata. Depois desse período na banda, ele seguiu carreira solo.”

Ele explica que a estrutura do estabelecimento é de uma casa de shows, o que proporciona um perfil mais profissional para o lançamento de artistas locais. Além de terem dado oportunidade a diversos músicos, também receberam grandes artistas, como Cássia Eller e Adriana Calcanhoto, que fizeram ali suas primeiras apresentações no Ceará.

Rodolphe explica que o tipo de ambiente, de clientes e o tamanho do espaço influenciam no perfil de artistas que se apresentam no local. “É uma situação parecida com o que acontece com jogadores de futebol. Os que ganham um milhão são poucos, a maioria tem um cachê mais simples. E a maioria dos artistas tem seu ganha pão por meio das apresentações em bares”, explica.

Para ele, independentemente do perfil, a liberdade para definir um acordo e o respeito entre os empresários e os artistas são elementos-chave que formam a base na qual essa relação de sucesso é construída.

Comentários