Ferramenta digital avança em bares e restaurantes, oferecendo boas oportunidades e resultados para os estabelecimentos
Por Ísis Castro
O uso de novas tecnologias tem transformado as operações e a comunicação em bares e restaurantes, e o WhatsApp surge como um aliado estratégico nesse cenário. É o que mostra uma pesquisa da Abrasel realizada em setembro.
Segundo o levantamento, 63% dos estabelecimentos já utilizam o aplicativo para vender, mostrando que a praticidade e a proximidade com o cliente têm feito a diferença no setor. Enquanto 47% dos entrevistados preferem os aplicativos de entrega, como iFood e Rappi, para realizar suas vendas, outros 32% apontam o WhatsApp como sua principal ferramenta de delivery.
No quesito de satisfação, 53,5% dos empresários relatam que raramente recebem reclamações de clientes sobre a utilização do WhatsApp para realizar compras, enquanto 14,2% afirmam que nunca houve reclamação. Por outro lado, 4% consideram as queixas frequentes. Esses números mostram que, embora a ferramenta seja prática, ainda há espaço para melhorias.
Quando se trata de dificuldades enfrentadas pelos clientes, 34,4% dos empresários acreditam que a experiência de compra pelo WhatsApp é moderadamente difícil, enquanto 34,3% a classificam como fácil e 13,6% como muito fácil. Apenas 6,9% dos empresários consideram que os clientes enfrentam dificuldades significativas ao comprar pelo aplicativo.
Outro ponto de destaque é a operação do WhatsApp com a integração de bots de Inteligência Artificial (IA). A maioria dos estabelecimentos (65,6%) ainda utiliza o WhatsApp operado por pessoas, enquanto 14% já contam com bots para automatizar o atendimento.
Quando surge um problema, 86,6% dos empresários optam por direcionar o cliente para um atendente humano, destacando a importância de manter o atendimento personalizado.
O WhatsApp, com sua popularidade e simplicidade de uso, se mostra como uma alternativa promissora para bares e restaurantes que buscam maior eficiência, proximidade e fidelização de seus consumidores.
De acordo com a própria plataforma, são mais de dois bilhões de usuários; o aplicativo se tornou um canal de comunicação natural e familiar para a maioria das pessoas, facilitando a interação e tornando o processo de pedidos mais ágil e direto.
Os proprietários de estabelecimentos podem aproveitar essa plataforma para oferecer um atendimento personalizado, respondendo rapidamente a dúvidas e solicitações, o que pode aumentar a satisfação do cliente.
*Publicado na edição 159 da revista B&R