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Pesquisas recentes revelam mudanças nas tendências de consumo no segmento de entregas via aplicativos

Por Brener Mouroli e Danilo Viegas

Mudanças no comportamento do consumidor têm impactado o segmento de delivery e criado novos padrões. Foto: Canva

Nos últimos anos, o segmento de delivery experimentou um crescimento expressivo, impulsionado pela conveniência e mudança nos hábitos de consumo. Um exemplo disso são os dados apresentados por um relatório divulgado pelo iFood em setembro.

O levantamento indicou que o jantar continua o horário de maior demanda dentro do aplicativo. Porém, há um crescimento significativo no volume de pedidos em outros horários: os pedidos no período do café da manhã tiveram um aumento de 30,7% entre o segundo semestre de 2023 e o segundo semestre de 2024.

Além do aumento do consumo durante o café da manhã, o relatório mostra um aumento de quase 25% no número de pedidos durante a madrugada (entre 00h e 7h). Porém, apesar do aumento, o relatório detalha que os períodos de café da manhã, lanche da tarde e madrugada ainda são pouco representativos em termos de volume.

Já em relação aos estabelecimentos nestes horários, a pesquisa aponta que no período do café da manhã (entre as 7h e as 11h), apenas 19% dos restaurantes parceiros operaram nesse horário; em relação ao número de parceiros disponíveis durante a madrugada, a plataforma relata que apenas 7% estão abertos.

Delivery segue como um dos principais canais de consumo

Já em relação as formas do público de comprar comida, o delivery segue como uma das principais opções. Uma pesquisa realizada pela Abrasel, em parceria com o Sebrae, e divulgada no ano passado, indicou que 76% dos consumidores pedem delivery ao menos uma vez por mês, reforçando o destaque que essa modalidade tem no hábito de consumo dos brasileiros.

Além disso, o estudo detalha que 66,5% dos consumidores fazem o uso de múltiplos canais de compra. Ou seja, além de optarem pela modalidade de entrega, os clientes ainda frequentam estabelecimentos físicos ou fazem pedidos para retirada no local usando plataformas de delivery.

Outro dado interessante trazido pela pesquisa da Abrasel e Sebrae é o fato da experiência do consumidor não terminar no pedido, mas continuar também na entrega: segundo o levantamento da Associação, a maioria dos consumidores espera embalagens seguras e sustentáveis, com 86,5% dos entrevistados considerando este como fator decisivo.

Além disso, itens como etiquetas informativas e embalagens que garantam a integridade dos alimentos durante o transporte são aspectos fundamentais para uma boa experiência de delivery.

A sustentabilidade também está em alta, com consumidores cada vez mais atentos às práticas ambientais dos restaurantes. Embalagens ecológicas e processos sustentáveis são, portanto, diferenciais competitivos que podem atrair um público mais consciente.

Promoções e fidelização como estratégia de retenção

Outro destaque do estudo do iFood é o impacto positivo de promoções e cupons de desconto na decisão de compra dos consumidores.

O relatório indica que 86% dos usuários utilizam cupons regularmente, o que sugere que campanhas promocionais e programas de fidelidade podem ser ferramentas poderosas para aumentar a frequência de pedidos e a retenção de clientes.

Além disso, o levantamento ainda aponta que, devido à oferta de cupons de descontos no delivery ou para retirar, 73% dos consumidores conheceram novas marcas por meio da plataforma. Já a pesquisa da Abrasel complementa essa visão ao mostrar que preço acessível é o quinto critério mais importante para a escolha de um restaurante.

Datas comemorativas e sazonalidade

Uma das grandes oportunidades destacadas pelo relatório do iFood são as datas comemorativas, que trazem picos de pedidos significativos.

Conforme os dados levantados pela plataforma, durante feriados e datas comemorativas, o volume de pedidos já chegou a um aumento de 68%, o que é descrito pelo relatório como “uma oportunidade estratégica para restaurantes parceiros investirem em ações promocionais e impulsionarem ainda mais suas vendas”.

Além disso, períodos como Black Friday e outras promoções sazonais também se mostram altamente promissores, com 76% dos consumidores afirmando que pretendem pedir delivery durante essas datas; desse total, 97% possuíam como propósito pedir algum produto alimentício.

As mudanças no comportamento do consumidor, somadas às oportunidades de mercado identificadas, mostram que há um caminho claro para aqueles que souberem aproveitar as tendências, mantendo um foco constante na experiência do cliente e na inovação.

iFood mira expansão

No iFood Move, evento produzido em setembro em São Paulo, o COO da empresa, Arnaldo Bertolaccini apresentou um panorama sobre o crescimento do mercado de delivery no Brasil e destacou a expansão do iFood nos últimos anos. Ele mencionou que o mercado de delivery cresceu 42% entre 2019 e 2024, um salto significativo que reflete a mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros.

Atualmente, o iFood está presente em 1500 cidades, o que representa quase um quarto dos municípios brasileiros. Bertolaccini também trouxe dados impressionantes sobre o crescimento de categorias específicas no delivery. O açaí, por exemplo, cresceu três vezes nesse período, enquanto as marmitas tiveram um aumento de seis vezes.

O segmento de padarias registrou um crescimento ainda mais expressivo, aumentando 17 vezes, e os pedidos de café da manhã quintuplicaram. Ele destacou que esse crescimento foi impulsionado pela capacidade do iFood de se adaptar às necessidades dos restaurantes e dos consumidores, oferecendo uma plataforma robusta que facilita a operação e expande o alcance dos estabelecimentos.

Bertolaccini enfatizou a importância da tecnologia nesse processo, mencionando como a análise preditiva e outras ferramentas tecnológicas têm sido essenciais para prever demandas e otimizar as operações. Um dos pontos importantes abordados foi o papel da digitalização na evolução do mercado de delivery.

O exemplo a ser seguido: como a China revoluciona o mercado de delivery no mundo

A China tem o maior mercado de delivery do mundo. Os números impressionam: os chineses fazem 3 bilhões de pedidos online por mês. Para se ter uma ideia, trata-se de um número 14 vezes maior do que no Brasil (210 milhões de pedidos/mês) e também bem superior aos Estados Unidos (300 milhões de pedidos).

Os números foram apresentados em uma palestra com o tema Delivery no Mundo: tendências de comportamento e tecnologia que foi ministrada por Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery do iFood, durante o iFood Move São quatro pilares de sucesso chinês: logística eficiente, economia de recursos, baixo custo de produção e confecção de embalagens de uma forma simples para comer.

“Enquanto o ticket médio no Brasil é de 12 dólares, na China custa três vezes menos. E é esse tipo de sacada que a gente fala: tecnologia ajudando a melhorar a eficiência e reduzir o preço da comida, para que a gente possa ter um mercado 14 vezes maior”.

Ricardo Geromel, Sócio da 3G Radar, foi o palestrante do painel O que podemos aprender com a China: o maior ecossistema de food delivery do mundo, foi ainda além.

O empresário, que já morou na China e escreveu o livro O Poder da China - O que você deve saber sobre o país que mais cresce em bilionários e unicórnios, falou sobre os quatro fundamentos que permeiam o sucesso chinês na área de delivery: velocidade, escala, infraestrutura e estudo. “Para entender do mundo, você precisa entender da China”.

*Texto adaptado da edição 159 da revista B&R

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