*PUBLIPOST
Produtos oferecem visão completa do negócio e a possibilidade de criar promoções personalizadas
O setor de alimentação no Brasil teve que lidar com às drásticas mudanças com a chegada da Covid-19. A crise gerada pela pandemia pegou a todos de surpresa e o faturamento dos restaurantes, bares e padarias, mesmo com o avanço da vacinação, chegou a registrar queda de 28,9% em agosto de 2021, quando comparado ao mesmo período pré-pandemia, aponta o Índice Fipe e Alelo.
Diante desse cenário, os estabelecimentos precisaram se reinventar e promover melhorias para conquistar e fidelizar clientes. Foi pensando justamente em potencializar esses negócios e ajudar na gestão e nas decisões do dia a dia que a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, lançou duas novas soluções: Mais Clientes e Painel Meu Negócio. Disponíveis para restaurantes, padarias, lanchonetes e supermercados de todo Brasil, as plataformas buscam atender necessidades diferentes dos comerciantes.
Os dois produtos foram construídos tendo como base dados e tecnologia. Hoje, a empresa conta com mais de 8 milhões de usuários e 700 mil estabelecimentos credenciados que geram cerca de 55 milhões de transações por mês. Ao olhar para a quantidade de informações coletadas, a Alelo entendeu o valor de oferecer dados como serviço.
Compartilhando dados e inteligência de mercado
O Painel Meu Negócio permite acompanhar, em um único lugar, dados consolidados do próprio estabelecimento e, de forma geral, anonimizada e estatística, de um grupo de concorrentes da mesma região que aceitam cartões Alelo. Já o Mais Clientes dá autonomia para os proprietários criarem suas próprias promoções que serão compartilhadas com os portadores de cartões Alelo que possuam o aplicativo Meu Alelo instalado e que mais se encaixam aos critérios da promoção. A contratação dos produtos pelos estabelecimentos se dará de acordo com os critérios de disponibilidade de oferta.
No Painel Meu Negócio, os clientes terão acesso a uma visão completa dos seus negócios, incluindo faturamento, gasto médio e quantidade de transações, frequência média de usuários e recorrência. Todos esses dados são apresentados em gráficos, com resultados mês a mês, facilitando a visualização e interpretação das informações. Há também a possibilidade de olhar a performance do estabelecimento em comparação com o mercado da mesma região, analisando períodos de pico ou ociosos para definição de estratégia, tudo de maneira inteligente e sem violar o sigilo dos concorrentes.
A solução ainda irá compartilhar percepções sobre preferências dos clientes, valor gasto, dia e horário mais utilizados, entre outras. As funcionalidades ficam disponíveis conforme o plano escolhido, sendo que os valores iniciam a R$ 19,90 ao mês. Após a contratação, o serviço pode ser testado de forma gratuita pelo período de três meses.
Com o Mais Clientes, o estabelecimento tem liberdade para criar e definir os detalhes da promoção: escolher o valor que devolverá ao consumidor no cartão Alelo Refeição, que será custeado pelo comerciante, além de outras particularidades como período e horário de ativação.
Assim que a oferta for criada, de maneira automática, a Alelo mapeia os clientes que mais combinam com o estabelecimento, considerando preferências e hábitos de consumo. Todos aqueles que estiverem dentro do perfil recebem notificações da oportunidade por meio do aplicativo Meu Alelo. Vale destacar que a promoção é válida tanto para compras presenciais como pelas principais plataformas de delivery. Em breve, o serviço também estará disponível para o cartão Alelo Alimentação.
“O desenvolvimento das novas soluções foi pensado para ajudar os estabelecimentos na retomada dos negócios. Nosso objetivo é auxiliá-los na construção de uma estratégia mais assertiva, utilizando dados e inteligência de mercado. Por meio dessas informações, os comerciantes credenciados poderão entender o comportamento do consumidor e, dessa forma, pensar em formas de aumentar as vendas e alcançar mais público”, destaca Márcio Alencar, diretor de Estratégia Digital, Marketing e Negócios da Alelo. “Uma das possibilidades é a criação de promoções que serão entregues para centenas de consumidores da base Alelo que buscam pelos produtos daquele estabelecimento, ampliando as chances de conversão”, pontua.
Os dois produtos ficam disponíveis no portal Meu Estabelecimento da Alelo, exclusivo para os comerciantes credenciados. O canal oferece uma ampla linha de serviços que visam auxiliar nas estratégias de marketing, desenvolvimento de funcionários, gestão de estoque e rotina financeira de restaurantes e supermercados.
Esses lançamentos fazem parte de um movimento que teve início no começo do ano, com o desenvolvimento de uma plataforma de adquirência própria, 100% na nuvem e com foco na base de estabelecimentos que compõem a rede de aceitação. O Painel Meu Negócio e o Mais Clientes são frutos desse investimento, que tornou o acesso às informações das transações mais rápido e fácil. Vale lembrar que as duas soluções respeitam na íntegra a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Com esses lançamentos queremos tornar o setor mais inteligente e inovador, entregando a nossa capacidade de geração de dados para todos os públicos da Alelo. Proporcionando mais vantagens e benefícios a partir das nossas plataformas”, afirma Márcio Alencar.