Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68
Evento celebra os profissionais pretos na gastronomia e no setor de alimentação fora do lar

Segunda edição do evento ocorre em novembro com entrada gratuita. Foto: Divulgação

O Festival Gastronomia Preta, que acontecerá no Parque Glória Maria, nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, é um evento pensado para que as pessoas pretas assumam seus papéis de destaque por meio da culinária.

O evento gratuito possui diversas atividades como a Cozinha Show Benê Ricardo, espaço que receberá chefs que vão preparar pratos ao vivo para o público, convidando o ouvinte a saborear as iguarias ao final e uma Praça de Alimentação para receber expositores de alimentos e bebidas que evidenciam a pluralidade da gastronomia preta brasileira.

Outro espaço é o palco, com shows de samba e a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta, que homenageia os grandes profissionais do setor de alimentos e bebidas no Brasil.

A Cozinha Show Benê Ricardo

Benê Ricardo foi a primeira mulher no Brasil a ser formar em Gastronomia em um curso profissionalizante em 1981. Como mulher preta, sofreu as mazelas de uma área eurocentrada; e, que em um contexto ainda mais racista nas décadas de 1980, 1990 e nos anos 2000, negligenciou sua potência profissional.

Por isso, desde a primeira edição, o Festival Gastronomia Preta faz essa homenagem à chef Benê Ricardo.

Este espaço possibilita a troca entre a plateia e os chefs de cozinha que contam suas histórias de vida e preparam uma receita especial que poderá ser degustada gratuitamente pela plateia composta por 40 pessoas que estiverem no evento.

O acesso a este espaço no palco da praça do Parque Glória Maria será realizado mediante ingresso gratuito obtido por quem estiver no evento.

Na segunda edição do Festival Gastronomia Preta, teremos os seguintes profissionais convidados para a Cozinha Show Benê Ricardo:

Danilo Parah – chef executivo do grupo Trema a frente de três restaurantes recomendados pelo Guia Michelin 2024;

Vanessa Rocha – chef do Maria e o Boi – restaurante recomendado em 2020 e 2024 pelo Guia Michelin como BB Gourmand e chef revelação do RioShow 2024;

Gizele Martins – chef quilombola à frente do restaurante Tô na Boa, em Vargem Grande (Rio de Janeiro – RJ);

David Cruz – chef executivo do Quitéria Rio (Ipanema) e grande expoente da gastronomia sertaneja no Brasil;

Dandara Batista – chef do AfroGourmet e uma importante defensora da riqueza de África na culinária brasileira;

Bianca Barbosa – chef do Kalango e defensora da pluralidade e riqueza de insumos brasileiros.

Kelma Zenaide – chef a frente do Kitutu Gastronomia Brasileira (Belo Horizonte – MG) com forte culinária ancestral familiar.

Endrik Rafael – cozinheiro e ex-participante do Masterchef 10.

Confira a programação da Cozinha Show Benê Ricardo:

A Praça de Alimentação

Em um evento de Gastronomia não pode faltar comida, boa cerveja e bons drinks. Os expositores e expositoras escolhidas para participarem do evento são obrigatoriamente pessoas pretas, pardas ou afro-indígenas, em mais de 25 barracas, com pratos de para todos os gostos e todas as horas.

São exemplos o prato Makabu do chef congolês Chez Kimberly, sanduíches de pernil, acarajé, opções veganas, torresmo de rolo, feijão tropeiro e bolinho de costela bovina; na confeitaria, doces como bolos, biscoitos e as caixinhas da felicidade (uma surpresa que você poderá conhecer na hora).

O pilar de qualificação profissional com forte presença de ASG (Ambiente, Sociedade e Governança) também está presente no evento por meio do Curso Pretonomia.

Este é um curso de extensão universitária criada pelo prof. Breno Cruz na UFRJ para qualificar pessoas pretas e pardas em situações de vulnerabilidades na região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) e com o apoio do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o Rio Othon Palace.

Os ex-alunos do projeto que desejam empreender no ramo de eventos assim como demais expositores que têm sua primeira experiência em evento passam por um processo de orientação individual que ajuda na obtenção de todas as licenças e documentos para legalização do negócio junto aos diversos órgãos reguladores nas esferas municipal, estadual e federal.

Há ainda vestuário e acessórios que valorizam a cultura negra, além de itens customizados do Festival, na barraca da Mulher Preta e outras opções de artesanato e roupas. A SAV Social, organizadora do evento, também vai receber doação de alimentos para preparo de quentinhas distribuídas para pessoas em vulnerabilidade social e venda de temperos naturais.

Não existe qualquer pagamento à organização do evento para que os empreendedores participem do evento – isso se deu em função do apoio MPT-RJ. É uma forma de potencializar o desenvolvimento desses empreendedores e gerar renda. Na edição de 2023, o impacto na economia fluminense com a relação do evento foi de mais de 1 milhão de reais.

Além dos expositores e alimentos, bebidas e acessórios, um bar estará disponível ao público: o Bar Eisenbanh, com a cerveja oficial do Festival, refrigerantes, água e drinks.

A entrega do Prêmio Gastronomia Preta

Em sua terceira edição, seu objetivo é evidenciar a presença potente do povo preto no setor de Alimentos e Bebidas no Brasil. São 23 categorias que consideram não somente profissionais de cozinha, mas todos e todas as profissionais que fazem uma experiência gastronômica acontecer.

O prêmio se torna plural também por apresentar categorias singulares como Merendeira, Pesquisadora, Fotógrafo, Com Dendê (que valoriza a influência de África por meio da Bahia), Boteco (nova categoria em 2024); Ação Social (que reforça a importância de um olhar empático em prol de uma sociedade melhor); e Futuro(a) Chef – que busca reconhecer a importância da formação profissional em cursos profissionalizantes ou do ensino superior. 

A tão esperada entrega do prêmio acontece no dia 24 de novembro, a partir das 15h45min, no palco do Festival Gastronomia Preta na Praça do Parque Glória Maria. A cerimônia será conduzida pelos chefs Aline Guedes e Paulo Rocha.

O idealizador

Breno Cruz, conhecido nas redes como Preto Gourmet, é quem está por trás da iniciativa. Foto: Divulgação

O responsável e criador deste grande evento é o Preto Gourmet – o professor Breno Cruz. O pesquisador e extensionista divide seu tempo com o que ama fazer: empreender socialmente e olhar para as minorias (até porque ele fez e faz parte delas).

Breno é respeitado na mídia especializada em Gastronomia em função dessa trajetória com recorte em raça, gênero e diversidade no segmento de Alimentos e Bebidas.

De Viçosa, Minas Gerais, chegou ao Rio em 2004 para estagiar na Fundação Getulio Vargas, concluiu Mestrado em Administração Pública na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape-FGV) e doutorado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp-FGV).

Hoje é pós-doutor em Comunicação (UERJ) e coleciona novos sonhos: transformar a vida de pessoas pretas e pardas na Gastronomia. E, por isso, em 2022, criou o Prêmio Gastronomia Preta.

Como professor do Bacharelado em Gastronomia da UFRJ no eixo de Administração (sua formação acadêmica), Breno leciona e pesquisa temas relacionados à avaliação de restaurantes e é defensor há anos de processos de gestão socialmente responsáveis – seu tema de doutorado foi boicote do consumidor (ele é referência na área no Brasil e no exterior).

A realização do Festival Gastronomia Preta é da ONG SAV Social e da FGP Eventos em Gastronomia. Como parceiros, o Festival conta a TV Globo, a Secretaria de Cultura Cidade do Rio de Janeiro e com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ). A Cerveja Oficial do evento em 2024 é a Eisenbanh.

Programação Completa

Sábado – 23 de Novembro

10h às 18h – Feira Gastronômica – Praça do Parque Glória Maria

11:30 – Danilo Parah – Praça do Parque Glória Maria

12:45 – Gizele Martins – Praça do Parque Glória Maria

13:20 – Show de Samba com Marcelle Brito – Terraço do Parque Glória Maria

14:35 – Exibição ao vivo da 2ª Temporada do programa Vim de lá – Comidas Pretas (TV Globo) – Praça do Parque Glória Maria

15:45 – Endrik Rafael – Praça do Parque Glória Maria

16:45 – Kelma Zenaide – Praça do Parque Glória Maria

17:00 – Show de Samba com Marcelle Brito – Terraço do Parque Glória Maria

18:00 – Encerramento do evento – Todos os ambientes

Domingo – 24 de Novembro

10h às 18h – Feira Gastronômica – Praça do Parque Glória Maria

10:45 – Bianca Barbosa – Praça do Parque Glória Maria

11:30 – Dandara Batista – Praça do Parque Glória Maria

13:00 – David Cruz – Praça do Parque Glória Maria

14:15 – Vanessa Rocha – Praça do Parque Glória Maria

14:30 – Show de Samba com Marcelle Brito – Terraço do Parque Glória Maria

15:45 – Prêmio Gastronomia Preta – Praça do Parque Glória Maria

17:00 – Show de Samba com Marcelle Brito – Terraço do Parque Glória Maria

18:00 – Encerramento do evento – Todos os ambientes

Serviço:

Festival Gastronomia Preta

23 e 24 de novembro de 2023

Das 10h às 18h

Entrada Gratuita. Sujeito a lotação.

gastronomiapreta.com.br

@festivalgastronomiapreta

Local: Parque Glória Maria

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169. Santa Teresa (Rio de Janeiro)

Comentários