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Más contratações levam a demissões ou rescisões de contrato e isso, consequentemente, traz perdas financeiras. Além do pagamento dos impostos devidos, a falta de um funcionário na equipe prejudica o desempenho do negócio

A capacitação tem que ser de todos, até mesmo do dono do negócio. Como saber fazer uma boa contratação ou mesmo aplicar novos métodos no estabelecimento? Isso se consegue por meio da capacitação e estudo constante. Foto: Freepik

Com vinte anos de experiência na área de consultoria, percebo que os empresários do segmento se preocupam com muitos pontos nos seus negócios, como precificação, cardápio, fornecedores, divulgação, entre outros. Pontos esses que são essenciais para o sucesso da empreitada. No entanto, há um ponto bem específico que deve ser bem observado e planejado, para que não haja perda de tempo e dinheiro no negócio: a contratação de funcionários.

Pode não parecer, mas contratar um funcionário leva tempo – tempo esse que poderia ser mais bem aproveitado em outras áreas; e a máxima aqui é válida “tempo é dinheiro”. É preciso analisar currículos, fazer agendamento de entrevistas, entrevistar e contratar.

Claro que há estabelecimentos que terceirizam esse processo, mas a grande maioria dos empresários é que se encarregam da contratação. E o ponto aqui não é somente o tempo gasto. Um bom funcionário irá desempenhar bem a função, seja ela qual for, e aqui entram os garçons, atendentes, cozinheiros e demais; um funcionário despreparado, nem é preciso dizer. E há outro detalhe, é preciso saber analisar muito bem o perfil de cada contratado. Há quem tenha mais habilidade técnica, outros de liderança.

Más contratações levam a demissões ou rescisões de contrato e isso, consequentemente, traz perdas financeiras. Além do pagamento dos impostos devidos, a falta de um funcionário na equipe prejudica o desempenho do negócio – imagine perder um funcionário bem na época de maior fluxo de sua empresa, como uma data comemorativa.

Para minimizar esse “problema” é preciso investir em treinamentos e capacitação. Não adianta contratar e não ensinar, ou mesmo não atualizar os funcionários. Hoje o mercado mudou, e muito. A tecnologia está em 100% dos estabelecimentos e não atualizar os funcionários sobre aplicativos e outras práticas adotadas no negócio, irá gerar prejuízos financeiros.

Além disso, a capacitação tem que ser de todos, até mesmo do dono do negócio. Como saber fazer uma boa contratação ou mesmo aplicar novos métodos no estabelecimento? Isso se consegue por meio da capacitação e estudo constante.

Felizmente, também, há no mercado consultorias voltadas para o segmento de Foodservice que ajudam nesse e em outros quesitos importantes para o bom funcionamento do seu negócio.

*Rachel Carvalhaes é consultora de foodservice da C´est Prêt Consultoria.

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