O mercado, online, de food delivery vem tendo grande destaque desde o início da pandemia — inclusive previsto em USD 151 bilhões, em 2021, no mundo — bem como outras formas digitais, como pagamentos e das carteiras digitais.
Durante a pandemia, muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com o mundo do e-commerce, com compras e pagamentos digitais, o que ampliou em muito o número de usuários das plataformas de food delivery, entre outras.
Não só o e-commerce cresceu, mas também os métodos de pagamentos digitais, e os bancos digitais. Com um empurrãozinho do governo federal, que entregou o auxílio emergencial pelo método digital, fez com que muitos brasileiros “sem banco”, entrassem pela primeira vez na esfera bancária — estima-se que por volta de 14 milhões — e justamente pelo caminho digital.
Com este cenário desenhado, ou seja, cada vez mais usuários entrando no mundo digital, a briga por este consumidor digital fica cada vez mais acirrada, e dentro das estratégias dos aplicativos, cada um vem buscando ofertar mais facilidades para reter o dinheiro e claro, o consumidor, nascendo assim, os SuperApps.
A estratégia principal dos SuperApps é reter o consumidor em seu único aplicativo , oferecendo “de tudo” a ele, e quanto mais recorrente forem os serviços mais “retido” ficará o consumidor. E, dentro disto, o online food delivery é um grande filão.
Players de e-commerce vem se tornando SuperApps, aplicativos do segmento financeiro vem se tornando SuperApps, enfim, todos estão buscando brigar por este espaço na tela do seu smartphone.
E, com certeza, pegar o consumidor pelo estômago, tem sido uma boa estratégia, assim, muitos dos apps de food delivery tem se tornado a bola da vez, nesta corrida.
O Brasil, com sua população de mais de 220 milhões, mais de 230 milhões de smartphones, e mais de 1 milhão de estabelecimentos de food service pelo país, é um filão e tanto para esta briga por audiência e consumo.
Vamos as cenas dos próximos capítulos!
Bons Negócios!
*Marcio Blak é especialista no mercado de Tecnologia com forte viés na Transformação Digital do Food Service, Varejo & Franquias