O que está por trás das vendas recorrentes e evitar o churn (perda de clientes) no varejo?
CRM é algo mais do que comum para quem trabalha com vendas, e essa ferramenta é de grande importância e não existe vendedor que viva sem!
Muito mais do que apenas pipeline e acompanhamento de funil, o CRM trás métricas importantes sobre nossos clientes coisas que no food service não é tão utilizado entre pequenos negócios.
Boa parte dos pequenos estabelecimentos que trabalham com Delivery ou até mesmo com atendimento presencial, deixam passar ou nem conhecem o poder que um cadastro de seus clientes mostrando a última data de compras, o que esse cliente costuma comprar e quanto ele costuma gastar, é relevante para gerar recorrência de vendas e aumento de faturamento. Esses mesmos pequenos negócios em alguns casos tocam suas operações no "feeling" sem muita gestão ou métricas por trás, o importante é vender e se possível muito!
Boa parte dos menores geralmente tem dias em que vendem muito pouco ou até mesmo nada, e isso se espalha por centenas de negócios Brasil afora, o pior é que não conseguem chegar em uma resposta do porquê venderam tão mal, muitas vezes não sabem responder nem pelos dias que venderam bem.
Mas onde entra a digitalização nisso e como um CRM ajuda um restaurante/delivery a vender mais? O uso do CRM é muito utilizado dentro de grandes redes do food service, sabe aquele cupom que chega misteriosamente depois de um tempo que você não compra e justamente para produtos que você costuma comprar ou no valor que costuma gastar? Não é apenas a marca querendo te agradar, mas também uma estratégia de reativação daquele cliente que já não compra a um bom tempo e assim gerar recorrência, e evitar o chrun, uma métrica que quase não é utilizada dentro do setor de alimentação.
Hoje diversas ferramentas disponíveis no mercado podem ajudar o pequeno dono de restaurante / delivery a terem maior controle sobre suas vendas, e principalmente ter dados sobre elas, ajudando potencializar e escalar o faturamento, muito importante para o gestor / dono desse pequeno negócio que já tenha alguma ferramenta ou pretenda contratar alguma é, para algumas horas da semana e olhar para sua base de vendas para trabalhar essa reativação dos clientes que não compram a algum tempo e bolar algum tipo de ação que faça com que esse esquecido lá no fundo do seu funil, volte para o topo.
Mas claro, não adianta achar que a tecnologia fará tudo! O que no fim faz a gente gerar cada vez mais vendas, é conhecer o nosso cliente e gerar boas relações.
*Gustavo Almeida é CEO e co-fundador da Menu Vip e hoje dedica um pouco do seu tempo criando conteúdo para ajudar novos empreendedores