A ABF Franchising Expo é considerada a maior feira de franquias do mundo
Junho está aí! Já sabemos que é hora da famosa “maior feira de franquias do mundo”. De 28/06 a 01/07, teremos na cidade de São Paulo, a ABF Franchising Expo, evento que realmente movimenta o setor de negócios no Brasil.
Pessoas de todas as partes do país comparecem à feira em busca de um novo negócio para investir, algumas já sabendo o segmento que buscam, outras para fazer uma pesquisa das tendências e das novidades que o mercado apresenta.
Segmentos tradicionais como Alimentação, o mais querido das feiras, Educação, Turismo, Estética, Moda, Saúde, Lazer, entre outros, sempre têm presenças marcantes de marcas conhecidas, e todos os anos também surgem as novidades que são apresentadas na feira, ou seja, franqueadoras que estão iniciando no segmento, ou novos formatos de empresas tradicionais.
As franqueadoras que lá estão, investem bastante para ocuparem um espaço nessa feira, que realmente é a mais interessante para quem quer investir no segmento. Movimenta mais de 2 bilhões de reais anualmente, que tem negócios com investimentos que variam em preços de 3 mil reais para cima para o investimento.
Ou seja, tem negócios para todos os “tamanhos de bolso”, e é um segmento sempre com esses números em crescimento e com negócios para todos os gostos. Mas leia esse texto com cautela, pode ajudar o visitante e futuro investidor a encontrar o que realmente precisa.
São mais de 400 marcas expositoras, espaço de palestras que podem ajudar a todos os públicos, do básico a um entendimento de como é importante conhecer para prosseguir na busca do negócio ideal. Serão apresentadas microfranquias, startups, muitas novidades e oportunidades, mas como em qualquer ramo de negócios, o pretenso investidor deve levar todo esse encanto que a Feira Expo oferece com muita cautela.
Os interessados em conhecer as empresas devem se lembrar de uma regra básica: procurem por um segmento com o qual se identifiquem e gostem de atuar. Não adianta não gostar de exercer uma determinada função e achar um negócio que promete um excelente retorno e achar que encontrou o que queria, pois em breve estará entediado com seu trabalho.
Ninguém deve pensar em adquirir uma franquia, achando que está comprando um emprego que poderá deixar de fazer uma gestão muito bem-feita. Deve-se cuidar das pessoas, treinamentos, prestação de serviços, financeiro, lidar com contas e desafios enormes que irão surgir.
Apesar da grande maioria ser um negócio já testado e aprovado, existe uma enorme variedade de novidades com as quais o novo empresário, apesar dos treinamentos, ainda não lidou.
O comparecimento à Feira Expo é muito importante para conhecer mais de perto o negócio que já tem em vista, conhecer os profissionais que trabalham na empresa, pegar materiais de propagandas, aproveitar descontos, etc. Porém não é hora de assinar nenhum documento, pois ao retornar para casa depois de “rodar e se reunir” na feira por 3 a 4 dias, a cabeça do investidor estará cheia de informações.
Então aí sim é hora de ter muita calma, organizar os materiais recebidos de cada franquia da área escolhida para a sua atuação, fazer um estudo detalhado dos prós e contras, e entrar em contato com as empresas e começar, aí sim, com a cabeça fresca, acabar de buscar as informações que julgar mais importantes.
Chegando a esse ponto, o indicado é que se busque um profissional da área, com a experiência necessária para livrar o futuro empreendedor de dissabores que possam surgir. Até mesmo por não ter se informado corretamente sobre o empreendimento, que talvez nem perceba, mas esse profissional pode dar a certeza de que está no caminho correto, ou quem livrar de algo que parecia maravilhoso, mas na verdade era uma tremenda furada.
Estou mais do que acostumado a ver nesses meus 30 anos de trabalho com franchising as lamentações desses que, de tanta ansiedade para “fechar o negócio”, parecem estar comprando um brinquedinho novo. Sequer fazem a leitura e a análise dos documentos jurídicos, que verão num breve futuro, ser a parte mais importante do negócio, depois de decidido segmento e verificar a viabilidade financeira.
Feitas as observações gerais, agora é hora de procurar como ir, onde ficar. Vários hotéis oferecem transporte gratuitos de tempos em tempos para a feira. De preferência fique o mais perto da Expo Center Norte, local do evento, para facilitar os seus deslocamentos pela capital paulista, que já tem trânsito caótico, e com o intenso movimento nas redondezas da feira então, fica bastante pesado.
Bem, tomados os devidos cuidados, tenha uma boa experiência e bons negócios para todos. Talvez possamos nos ver por lá e tomar um café na praça de alimentação interna!
*Guilherme Lima é advogado, mestre em Direito e palestrante
Contato: guilhermelima2011@terra.com.br